sexta-feira, 4 de junho de 2010

Twitter e o neologismo

Você sabia que o nome Twitter foi inspirado no pio do passarinho(tweet, em inglês)?E agora já surgiram o verbo tuitar, tuitando e também já temos os substantivos tuiteiros e tuitada. São os neologismos.
As palavras vão surgindo de acordo com a nossa necessidade e parece que vão ficar no vocabulário, pois o canto do passarinho parece que vai longe. No Twitter as notícias são propagadas a jato, ultrapassando a velocidade dos canais oficiais de comunicação; encontramos artistas, apresentadores, compositores, cantores. Até William Bonner , o sério apresentador do Jornal Nacional, da Globo, apaixonou-se pelo microblog, lá ele conta tudo o que faz no dia a dia a 450 mil brasileiros. Pois é, o americano Evan Williams inventou com dois colegas o microblog e se deu bem.
Agora voltando à formação das palavras tuitar, tuitando, tuiteiros e tuitada, observamos que houve o aportuguesamento das palavras e ao radical tuit foi acrescentado o sufixo -ar para tuitar, -ndo para tuitando, -eiro para tuiteiro e o sufixo -ada para tuitada. É isso, o usuário da língua é que sabe quando precisa criar palavras para a comunicação e se elas são usadas é porque vieram para ficar.

4 comentários:

Ivonete Duarte disse...

Adorei seu blog.Aprendi muito. Vc é uma professora inteligentíssima.
Quero fazer um para o Travessia.
Mande o passo a passo, tá?

Anônimo disse...

Minha irmã, gostei muito do seu blog. Muito bem editado e bem instrutivo! Tenho um na UOL, mas faz muito tempo que não o atualizo.

Escola Dr. João Alfredo disse...

Amiga, vc está a um passo de escrever um livro!
vc é o máximo, adorei seu blog, vou divulgá-lo com todos os meus contatos, afinal dá um orgulho enorme de ser sua amiga,sua capacidade criativa é um exemplo, ganhamos todos nós.
Um beijo enorme e parabéns, agora teremos mais uma referência na língua portuguesa com muito estilo.

vivaalinguaportuguesa disse...

Obrigada, amigos!