terça-feira, 11 de abril de 2017

Vamos falar o pernambuquês

Parabéns a Luce Pereira do Diário de Pernambuco pelo artigo "Não se acanhe, gaste o pernambuquês". Como já falei aqui outras vezes, devemos nos orgulhar de nossa língua  e nós, nordestinos, mais ainda, porque aqui, nasceram vários termos que hoje é usado em todo o país. Mas, principalmente, porque o nosso Nordeste, com  seu povo criativo, contribuiu e contribui para a nossa diversidade linguística brasileira. Bullying é uma palavra inglesa, que deve ter dado origem ao nosso verbo bulir .
Mamãe, José está bulindo comigo.
Pedro buliu com a moça.

E um verbo tão antigo , que é conjugado há tanto tempo, ressurge com a internet. porque bulir com alguém,hoje, é quase voz de prisão, porque agora tudo ofende. Ah como era bom o tempo em que neguinha era apenas um apelido carinhoso.
Olá, pessoal!
Estou de volta!
Os jornais são responsáveis pela divulgação da Língua Portuguesa formal, mas ultimamente tenho  observado erros até nas manchetes de alguns jornais. Não existem mais os revisores da Redação?
Sábado( 8 de abril de 2017 ), um jornal antigo daqui do Recife estampava a seguinte manchete:

Estados Unidos ameaçam um novo ataque

Nossa!
Quem tem conhecimento de Concordância Verbal sabe que o verbo deveria estar na terceira pessoa do singular, conforme a regra, já que  o artigo definido não precede o nome Estados Unidos.
Estados Unidos ameaça um novo ataque
Se o nome Estados Unidos estivesse precedido do artigo OS então o verbo concordaria no plural com o sujeito
Os Estados Unidos ameaçam novo ataque



Fiquem de olho!